O Luzes da Liberdade é um festival de intervenção artística que nesta primeira edição conta com projeções com VJ’s do Brasil inteiro, apresentações de artistas da cena musical mineira, show de lasers no céu e iluminações temáticas em edificações ao longo do circuito. A proposta chega com impacto na cidade!
Belo Horizonte receberá a tradicional e tão aguardada iluminação de Natal, que neste ano de 2020 será inovadora, sustentável, moderna e expandida, com atrações pulverizadas ao longo do centro da cidade e adequando o festival a essa realidade do isolamento social. Além disso, toda essa comemoração busca inserir Minas Gerais em um mercado inédito, valorizando as virtualidades e as artes digitais, utilizando projeções mapeadas, lasers e iluminações temáticas.
O festival também terá a honra de celebrar os 300 anos de Minas Gerais com muita maestria: a comemoração conta com uma série de atividades artísticas visuais que irão compor a iluminação de fim de ano da cidade, começando na Praça da Liberdade e descendo a Bahia até o Baixo Centro. O Circuito Liberdade, como é conhecido esse percurso, é um importante local de encontro de arte, política e cultura para os belo-horizontinos.
Será ocupado o espaço aéreo da cidade, com uma proposta que respeita os protocolos de saúde momento, entendendo o distanciamento social como necessário e evitando aglomerações, mas sem deixar de celebrar o fim de ano de uma forma majestosa.
O espetáculo dos lasers poderá ser visto de vários pontos de BH e todas as intervenções serão transmitidas online nas plataformas do evento e de seus parceiros, promovendo integração e conexão entre as pessoas, não deixando que o isolamento nos impeça de nos conectar.
Projeto idealizado por Danusa Carvalho (Casulo) e Rafael Cançado (Darklight Studio).